Translate

domingo, 16 de março de 2014

Mês de Fevereiro foi o mais quente em Campinas desde 1989

Não foi só pela falta de chuvas que o mês de fevereiro bateu recordes. De acordo com o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o mês de fevereiro foi o mais quente desde 1989, quando as medições do instituto começaram. A média das temperaturas máximas foi de 34,3 ̊C e bateu o recorde anterior de janeiro de 2014, de 33,4 ̊C.
Historicamente, a média das máximas em fevereiro é de 30 ̊C.
A média das temperaturas mínimas, de 20,8 ̊C, também ficou ligeiramente a cima do normal para o mês, que é de 19,9 ̊C. A máxima registrada em dois dias de fevereiro foi de 37 ̊C, as maiores marcas do ano, segundo o centro de pesquisas. A falta de chuvas foi o maior motivo para o aumento exagerado da temperatura, causado pela radiação solar intensa.
Segundo o pesquisador do Instituto Agronômico (IAC) Orivaldo Brunini, as temperaturas permaneceram quentes durante a noite, com mínimas elevadas, por causa do aquecimento ocorrido durante o dia. “Não temos vento, geralmente a média em Campinas era a mínima bem menor.” As temperaturas máximas e mínimas são tradicionalmente registradas em dois períodos. A máxima costuma ocorrer entre 15h e 16h e as mínimas ocorrem às 6h.

(LF/AAN)

Nenhum comentário: